centro coordenador de apoio parental
 
 
 
Missão

A FAPFEIRA, através do Centro Coordenador de Apoio Parental (CCAP), quer proporcionar aos Pais/Encarregados de Educação do concelho de Santa Maria da Feira, perspetivas de enriquecimento e crescimento pessoal. Eles são parceiros da máxima importância na decisão do futuro da comunidade educativa e garantia do bom funcionamento da escola pública e do futuro e bem-estar das nossas crianças e jovens; são a sua melhor fonte de protecção e o melhor recurso para cobrir as suas necessidades de todo o tipo.
No contexto desta conjuntura desafiadora, o CCAP da FAPFFEIRA quer ajudá-los a levarem a cabo a sua função, sobretudo em situações de adversidade psicossocial, de forma a poderem exercer uma Parentalidade positiva.


Atualmente, verifica-se uma enorme falta de comunicação na família, que ocorre devido a inúmeras variáveis, como pais com falta de emprego, pais com excesso de trabalho, fins de semana ocupados com as novas tecnologias, que substituem o diálogo na ocupação do tempo, refeições desencontradas e indivíduos desencontrados na gestão do tempo e das emoções?
É urgente melhorar a qualidade das relações familiares e proporcionar à família (nuclear ou alargada) os instrumentos essenciais na construção de um agregado coeso, seguro e equilibrado, capaz de compreender e acompanhar as crianças e os jovens no seu seio.

Neste sentido, o CCAP quer:

  • gerar mudanças na vida dos indivíduos e nas comunidades, ajudando no desenvolvimento de respostas face aos problemas apresentados pelos Pais/Encarregados de Educação, fortalecendo o sentimento de aptidão nos Pais/ Encarregados de Educação no desempenho do papel parental, de forma o mais informada e adequada possível;
  • promover o desenvolvimento de competências parentais, fornecendo, aos pais ou a outros prestadores de cuidados, conhecimentos específicos e estratégias que ajudem a promover o desenvolvimento da criança/jovem e a promover as relações familiares;
  • diagnosticar situações que carecem de apoios específicos, quer de âmbito social, pessoal ou emocional e facilitar o acesso a recursos;
  • informar sobre direitos e deveres;
  • estimular a participação dos pais na aprendizagem e experiência escolar da criança/jovem, desenvolvendo estratégias de capacitação e promoção das suas capacidades e dos seus potenciais humanos, de forma livre e autónoma, sem diferenciação;
  • proporcionar a intervenção individualizada associada a um registo de aconselhamento; a intervenção em grupos e a partilha de experiências, bem como a possibilidade de apoio mútuo entre Pais/Encarregados de Educação.
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