centro coordenador de apoio parental
 
 
 
Serviços Formativos

No sentido de estimular o exercício da parentalidade positiva, o CCAP organiza várias ações dirigidas aos vários atores que possam gerar mudanças positivas na vida dos indivíduos e das comunidades.
Desenvolvendo respostas face aos problemas apresentados pela comunidade educativa, o CCAP organiza vários workshops e acções de formação.

Formações em curso
Truques e Dicas para um ano de SUCESSO NA ESCOLA
No início do ano letivo, vale o ditado:“Enquanto o mar é bonança, são todos bons marinheiros”. Mas, e quando vem a tempestade e as águas não são tão serenas? O que falha? O que podem os pais e encarregados de educação fazer? O Centro Coordenador de Apoio Parental da FAPFEIRA sugere-lhes: “Truques e Dicas para um Ano de Sucesso na Escola”. 
Este foi o tema do workshop que se realizou no CCAP da Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do concelho de Santa Maria da Feira, no dia 30 de setembro.
A sessão foi orientada pela psicóloga Joana Martins, da JANGADA, que em conjunto com os participantes,analisou as principais queixas que chegam da escola e dos pais.
Conteúdos:
1.Problemas (e soluções) mais frequentes na escola
2.Problemas (e soluções) mais frequentes em casa
3.As grandes barreiras ao sucesso escolar
4.Carta de recomendação a outros pais e outros filhos.
LOCAL:
Avenida Principal (EN1), 3120, em Lourosa.
DURAÇÃO:
2 horas
Ciclo de Workshops PARENTALIDADE NA ESCOLA
Estes workshops pretendem auxiliar, esclarecer e preparar os dirigentes ou futuros dirigentes das Associações de Pais e Encarregados de Educação nas tarefas que se propõem desempenhar ao nível do apoio às escolas onde têm os seus filhos a estudar.
Em foco teremos um enquadramento geral sobre as várias formas de participação parental nas escolas, agrupamentos e estruturas não agrupadas assim como ao nível das várias formas de representatividade externa.
Nas sessões será dada especial atenção às regras base para a criação de uma Associação de Pais, a sua adaptação a novas realidades, assim como normas e boas práticas no desempenho dos vários cargos associativos. 
As sessões serão abertas, podendo nelas participar todos os interessados.
Ciclo de Workshops Língua Gestual Portuguesa

Este Ciclo de Workshops destinou-se a todos os educadores que quisessem desenvolver as suas competências de comunicação em Língua Gestual Portuguesa, de forma a proporcionar a compreensão e o estabelecimento de diálogos com pessoas surdas, e não só.

Ao londo de três semanas, a Drª Cláudia Costa, licenciada em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa, com Pós-graduação e Mestrado em Necessidades Educativas Especiais, explicou as especificidades desta técnica de comunicação que, no silêncio, auxilia-se de inúmeros fatores: expressões, gestos, movimentos do corpo e emoções. 

© 2014 Fapfeira, Todos os direitos reservados  -  Política de Privacidade e Cookies  |  Fapfeira.pt  |  Arquivo  -  desenvolvido por aRlo